Aproveitando Tudo dos Alimentos

Submitted by foz on Thu, 11/13/2008 - 12:13

Como Aproveitar:

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a para fazer o purê da batata, e como água do arroz ou do feijão, use a imaginação.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde, e também para fazer hamburguers (vou atrás dessa receita pode deixar pessoal).
- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

- Aproveitar cascas, talos e folhas, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.


Procedimentos de higienização


Como higienizar frutas, verduras e legumes:


Lembrando que o manipulador deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia.

  1. Lavar muito bem os alimentos em água corrente, um a um;
  2. Colocar os alimentos em água clorada, por 15 minutos;
  3. Para cada litro de água, colocar uma colher de sopa de cloro, e sempre observar no rótulo a recomendação do fabricante.
  4. Após, deve-se retirar e enxaguar em água corrente.

 

Fonte: Banco de Alimentos.