Pão do Menino da Montanha

Submitted by foz on Tue, 01/15/2008 - 15:16

Ingredientes:

  • 500 gr de farinha de trigo intergral
  • 500 gr de farinha de trigo branca
  • 50 gr de aveia em flocos
  • 20 gr de linhaça batida no liquidificador (ajuda a absorver a linhaça)
  • 100 gr de farelo de trigo
  • 2 col (sopa) de açucar mascavo
  • 1 col (sopa) de sal moído
  • 1 pct fermento biológico seco (se usar biológico fresco use água morna)
  • 540 ml de água fria (3 copos americanos)
  • 180 ml de óleo de milho (ou girassol) (1 copo americano)

Como Fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes secos em forma de montanha, de um lado da montanha coloque o fermento do outro coloque açúcar e o sal, misture cada metade da montanha com a farinha (isso é para que primeiro se misture o fermento com a farinha de um lado e depois o açúcar e o sal com a farinha de outro e só então misturar tudo, para ficar bem homogêneo), depois abra no meio dos secos um buraco, onde será jogado os líquidos.
  2. Misture a água com o óleo numa vasilha e vá jogando aos poucos no meio do buraco aberto na parte seca, vá puxando as farinhas da lateral e misturando, a massa vai ganhando consistência, continue jogando os líquidos e misturando até acabar a água e a massa ficar consistente e homogênia.
  3. Vá diminua o ritmo da mistura da massa até parar, faça uma bola com essa massa (o contato com o ar é o que faz desencadear o processo então o ideal é uma bola por igual).
  4. Deixe descansar por uns 10 min, daí é hora de sovar.
  5. Para sovar a idéia é acrescentar ar na massa, o melhor jeito é rasgar a massa em forma de cruz (prometo um manual com fotos em outra ocasião), mas só de rasgar a massa de um lado para o outro virando de ponta cabeça e de lado já vai funcionar.
  6. Se quiser rechear a massa abra ela com um rolo de madeira recheie e enrole a massa como rocambole, o ideal é você ir pressionando os cantos para que o recheio não vaze, coloque numa forma previamente untada (passe um pano levemente umidecido na forma e depois jogue um pouco de farinha e espalhe pela forma toda, dispense a farinha excedente, quanto menos farinha melhor).
  7. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1h e 20 min (ela vai crescer 2x e meio nesse tempo), se quiser ligue o forno por 2 min. desligue e deixe a massa lá, isso acelera o processo de crescimento da massa.
  8. A massa está pronta para cozinhar, se quiser o pão mais douradinho pode passar com um pincel um pouco de café feito em cima, ou então molho de tomate dissolvido em água.
  9. Pré aqueça o forno, ligue no alto na hora de colocar os pães coloque na temperatura média, mais para o final do cozimento passe para o fogo baixo, o pão fica no forno uns 50 min.
  10. Para saber se o pão está cozido, tire o pão com um pano e bate na bunda dele, se fizer um som de oco está bom, senão voltar ao forno, (não precisa por de volta na forma pode ir direto na grade do forno), quando estiver pronto e você tirar do forno, deixe esfriar em alguma grade, para que não umedeça a parte de baixo do pão.

Pronto sirva com qualquer coisa !!!!

Dicas:

  • Você pode rechear o pão com damascos, com berinjela, com azeitonas ou com o que imaginar, na massa do pão também pode ser acrescentado vários tipos de cereais e de grãos, como semente de girassol, gergelim...
  • Essa receita é do grande amigo Daniel Padeiro de Maromba e quando estiver lá não deixe de experimentar os melhores (e com mais amor) pães integrais da montanha  ;)